OXIVIDA
Horário de funcionamento: De segunda a sexta feira 8:00 as 18:00 e sábado das 8:00 as 12:00
As indesejadas úlceras por pressão, conhecidas popularmente como escaras não são incomuns em pacientes acamados e usuários de cadeira de rodas. Acontece que ao ficar muito tempo parado em uma mesma posição a circulação sanguínea do paciente é dificultada gerando lesões na pele que podem evoluir para um quadro de feridas dolorosas e de aspecto desagradável muitas vezes agravando o quadro clínico do mesmo.
Ao permanecerem por mais de duas ou três horas em uma mesma posição a circulação sanguínea do paciente perde a eficiência, principalmente nos locais onde está sob pressão. A epiderme é a primeira camada a ser afetada pela ineficiência circulatória nesses casos, a pele morre dando origem as feridas chamadas escaras.
Tratar as escaras é mais complicado do que evitá-las e a melhor forma de evitar seu aparecimento é através do cuidado intenso com o paciente que deve receber uma inspeção diária da pele afim de detectar o aparecimento de vermelhidão. O aparecimento de áreas avermelhadas na pele indicam a necessidade de cuidados extras, como o uso de almofadas específicas e colchões caixa de ovo para reduzir a pressão. Quando o paciente não pode se mexer sozinho é preciso mudá-lo de posição com freqüência (a cada duas horas) e manter a sua pele limpa e seca.